Ontem fiquei sabendo através do Twitter que nossa amiga Lili do
Nossos Romances foi vítima de um plágio sem tamanho.
O FDP do sujeito não só copiou várias resenhas dela como até template. E pior, ainda registrou o domínio .com.br!!!
Fico indignada com isso. Sou uma blogueira iniciante, sem muito tempo para postar meus pensamentos por aqui.... mas pelo menos faço questão de colocar aqui o que se passa na MINHA cabeça. Não saio por ai copiando as idéias dos outros. Mesmo quando acho algo legal eu faço questão de colocar a fonte, pois sei o trabalho que dá a gente arrancar um pensamento de dentro da cabeça e transformá-lo em um texto compreensível aos neorônios alheios.
Se não tem competência nem criatividade, que vá se dediacar a outra área - sei lá, vai ser operador de máquina de xerox, piloto de provas de aviãozinho de papel ou simplesmente fique em frente à televisão assistindo o programa da Sônia Abraão.
Segue abaixo o manifesto da blogagem coletiva, retirado do próprio blog plagiado...
"Sinceramente, não sei o que dizer. Minha vontade é a de xingar, rodar a baiana. O que você sentiria ao descobrir que seus textos, o nome de seu blog foram descaradamente copiados por uma pessoa que você nunca ouviu falar?
Fiquei sem ação quando por mera curiosidade coloquei o nome do blog no Google e pensando em outras coisas, acabei encontrando um site quase todo igual ao meu! Resumindo: 7 resenhas + layout com muitas particularidades iguais as minhas + o nome do meu blog!
Divulguei no twitter, e sem querer acabei provocando uma revolução entre muitas amigas blogueiras, que decidiram protestar através de uma postagem coletiva. Eis aqui o conteúdo do post:
A blogosfera literária unida vem através desta blogagem coletiva mostrar seu repúdio a aqueles que se utilizam dos textos alheios para se projetar na web.
O mundo virtual dos blogs é um espaço livre, de compartilhamento de ideias e opiniões, mas essa liberdade também deve ser norteada pelos princípios da ética e da camaradagem.
Infelizmente a ética e a camaradagem não têm sido respeitadas por algumas pessoas. Nos últimos dias tivemos conhecimento de que um dos blogs dedicados a falar sobre o universo dos livros o "Nossos Romances", foi quase que totalmente copiado. A proprietária (e nós também) vimos que o layout do blog tem diversas semalhanças e vários textos foram simplesmente transplantados de um blog para o outro. A confirmação do plágio se deu a partir da comprovação que as mesmas resenhas publicadas no blog Nossos Romances, estavam publicadas aqui.
As blogueiras têm consciência de quando os textos estão inseridos na internet, há possibilidade de menções e cópias, mas o que não é admitido é ter os nossos textos copiados, sem a nossa autorização ou, pelo menos, um aviso de que o texto será reproduzido. A falta desse aviso é compreendido pelas blogueiras como uma simples cópia com o intuito de aproveitar-se da audiência e/ou sucesso alheio.
O caso do blog Nossos Romances que teve seus textos copiados, chegou a tal ponto que até o domínio .com.br foi registrado. A ação é considerada como plágio e a blogosfera literária repudia, abomina e em conjunto vai denunciar essa atitude. "
Indigne-se. Divulgue. Faça a blogosfera saber que vc também é contra.
Ajude a fazer com que estes criminosos (sim, porque é crime!!) a terem seu merecido castigo!!!
Bjim. Com raiva, mas bjim.
