Parcerias para meus Devaneios

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Blogagem coletiva "Não ao Plágio"

 

Ontem fiquei sabendo através do Twitter que nossa amiga Lili  do Nossos Romances foi vítima de um plágio sem tamanho. 

O FDP do sujeito não só copiou várias resenhas dela como até template. E pior, ainda registrou o domínio .com.br!!!

Fico indignada com isso. Sou uma blogueira iniciante, sem muito tempo para postar meus pensamentos por aqui.... mas pelo menos faço questão de colocar aqui o que se passa na MINHA cabeça. Não saio por ai copiando as idéias dos outros. Mesmo quando acho algo legal eu faço questão de colocar a fonte, pois sei o trabalho que dá a gente arrancar um pensamento de dentro da cabeça e transformá-lo em um texto compreensível aos neorônios alheios.

Se não tem competência nem criatividade, que vá se dediacar a outra área - sei lá, vai ser operador de máquina de xerox, piloto de provas de aviãozinho de papel ou simplesmente fique em frente à televisão assistindo o programa da Sônia Abraão.

Segue abaixo o manifesto da blogagem coletiva, retirado do próprio blog plagiado...

 "Sinceramente, não sei o que dizer. Minha vontade é a de xingar, rodar a baiana. O que você sentiria ao descobrir que seus textos, o nome de seu blog foram descaradamente copiados por uma pessoa que você nunca ouviu falar?

Fiquei sem ação quando por mera curiosidade coloquei o nome do blog no Google e pensando em outras coisas, acabei encontrando um site quase todo igual ao meu! Resumindo: 7 resenhas + layout com muitas particularidades iguais as minhas +  o nome do meu blog!

Divulguei no twitter, e sem querer acabei provocando uma revolução entre muitas amigas blogueiras, que decidiram protestar através de uma postagem coletiva. Eis aqui o conteúdo do post:

http://s3.wordpress.com/wp-content/themes/pub/mistylook/img/blockquote.gifA blogosfera literária unida vem através desta blogagem coletiva mostrar seu repúdio a aqueles que se utilizam dos textos alheios para se projetar na web.

O mundo virtual dos blogs é um espaço livre, de compartilhamento de ideias e opiniões, mas essa liberdade também deve ser norteada pelos princípios da ética e da camaradagem. 

Infelizmente a ética e a camaradagem não têm sido respeitadas por algumas pessoas. Nos últimos dias tivemos conhecimento de que um dos blogs dedicados a falar sobre o universo dos livros o "Nossos Romances", foi quase que totalmente copiado. A proprietária (e nós também) vimos que o layout do blog tem diversas semalhanças e vários textos foram simplesmente transplantados de um blog para o outro. A confirmação do plágio se deu a partir da comprovação que as mesmas resenhas publicadas no blog Nossos Romances, estavam publicadas aqui. 

 

Plágio 1 - http://i630.photobucket.com/albums/uu30/blogtonks71/plgio1.jpg 

Plágio 2 -  http://i630.photobucket.com/albums/uu30/blogtonks71/plgio2.jpg 

Plágio 3 - http://i630.photobucket.com/albums/uu30/blogtonks71/plgio3.jpg 

Plágio 4 - http://i630.photobucket.com/albums/uu30/blogtonks71/plgio4.jpg 

Plágio 5 - http://i630.photobucket.com/albums/uu30/blogtonks71/plgio5.jpg 

Plágio 6 - http://i630.photobucket.com/albums/uu30/blogtonks71/plgio6.jpg 

 

As blogueiras têm consciência de quando os textos estão inseridos na internet, há possibilidade de menções e cópias, mas o que não é admitido é ter os nossos textos copiados, sem a nossa autorização ou, pelo menos, um aviso de que o texto será reproduzido. A falta desse aviso é compreendido pelas blogueiras como uma simples cópia com o intuito de aproveitar-se da audiência e/ou sucesso alheio. 

O caso do blog Nossos Romances que teve seus textos copiados, chegou a tal ponto que até o domínio .com.br foi registrado. A ação é considerada como plágio e a blogosfera literária repudia, abomina e em conjunto vai denunciar essa atitude. "



Indigne-se. Divulgue. Faça a blogosfera saber que vc também é contra.

Ajude a fazer com que estes criminosos (sim, porque é crime!!) a terem seu merecido castigo!!!

Bjim. Com raiva, mas bjim.

2 comentários:

  1. OI Vany!
    muito obrigada pela sua partipação do sorteio no Princess Florences.
    Tem uma regruinha(opcional) que se você divulgar o sorteio aqui no seu cantinho, você tem direito a mais uma chance de inscrição, daí é só você colocar o link da divulagção na 2ª inscrição, para que as outras concorrentes não pensem que é marmelada. Fique a vonatde!!

    Vou te seguir também, pois aqui estou a procura de amizades legais e significativas.

    Pega o selinho do blog princess florences pra você, fica bem abaixo do meu perfil, por que pessoas que gostam e seguem o Princess Florences pra mim é uma pétala!

    bjos e boa sorte!!

    Priscilla

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga....
    Na verdade vc foi a 5º a comentar...
    Mande seu endereço para o e-mail coisinhasdebalala@terra.com.br, amanhã estarei enviando as amostras:)

    Bjs e Obrigada pela visitsa:)
    Continue acompanhando o blog, teremos muitos sorteios!!!

    BaLaLa

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz!
Leia meu devaneio e depois comente logo abaixo...
Bjim