Parcerias para meus Devaneios

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Amo o Arroz Doce da Mamys!

Docinhos de coco!

Estava lendo meus emails e dei de cara com a newsletter do blog Manga com Pimenta, onde a Nana passava a receita de Arroz Doce dela. 


Sabe, minha mãe faz o melhor Arroz Doce da cidade, do estado, do Universo inteiro! Delicioso, cremoso, inigualável!

A gente vive pedindo pra ela fazer, mas nunca conseguimos fazer igual quando estamos sozinhas...

Bem, semana passada eu finalmente consegui!!!!  \o/  Fiz o meu bem parecido, quase igual ao dela...

E me senti altamente inspirada em dividir a receita com vocês, assim como fez a Nana, porque o modus operandi é diferente. Então vcs olhem a minha e depois a dela (aqui) e testem as duas... garanto que a família vai agradecer todos os testes...

- Nana, peguei sua foto porque não tenho foto do meu... :(  e a sua tá com uma cara de delicioso, além da toalhinha de crochê fofíssima que vc fez... espero que não se zangue comigo...

Arroz Doce da Minha Mamys

1 xíc de arroz lavado
1 litro de leite
2 xíc de açúcar (mais ou menos)
cravo, canela em pau
1 pitada de sal

Coloque o arroz em uma panela grande (porque rende muuuuuuuito) e coloque água. Deixe o arroz cozinhando até ficar bem macio. À medida que a água for secando, vá colocando mais, mas coloque água fervendo para não "encroar". Deixe ferver muito, para o arroz ficar muito, mas muito, mas muuuuuuito macio.
Em uma panela a parte, coloque o leite para ferver junto com o açúcar, o cravo, a canela e o sal. Quando o arroz estiver bem cozido, vá despejando o leite fervendo nele, assim a água vai secando e o leite vai se entranhando no arroz. Quando tiver colocado todo o leite, deixe ferver até engrossar um pouco (ou muito, dependendo se vc gosta dele mole ou duro). Prove o açúcar e acete se for necessário.
Despeje num refratário depois de pronto e salpique canela em pó... nham nham nham...

Se quiser, ponha menos açúcar e ponha leite condensado. fica bom também com leite de coco, coco ralado, açúcar queimado... Pode inventar!

Gente, demora um pouco, mas compensa a gostosura que fica...

A diferença básica entre o meu (haha, me apropriei) e o da Nana é que o dela cozinha no leite direto e o da Mamys cozinha na água primeiro... Minha Mamys diz que assim agarra menos no fundo da panela, queima menos. E agarantio que fica saboroso do mesmo tanto!

Obrigada Nana pela lembrança deliciosa!

Bjim

2 comentários:

Faça uma blogueira feliz!
Leia meu devaneio e depois comente logo abaixo...
Bjim